quarta-feira, 2 de setembro de 2009

vídeo game

Depois de assistir a entrevista no progama Roda Vida com Steve Johnson sobre Tecnologia e Cultura pensei bastante sobre os jogos de vídeo game e também como tem acontecido a relações interpessoais.E nas minhas reflexões vieram vários questionamentos como:se uma criança passa muito tempo bricando pelo computador de jogar bola,quando ela vai desenvolver as atividades físicas necessárias para seu desenvolvimento?E os aspectos psicomotores?E mais, e a autonomia que também é desenvolvida pelas crianças quando brincam em grupo decidindo juntos as regras do jogo?
Não acredito em verdades absolutas,não acho esses jogos um bicho papão mas o seu excesso...

5 comentários:

Marii disse...

Oi Àlice, acredito que os objetivos dos jogos,não se desenvolve os estímulos da cognição.A finalidade é sempre matar, ou explodir alguma coisa, pecorrer um caminho.
Deve haver um fundamento que esti,ule do raciocínio lógico desses jogos,levando-os para trabalhar com abstração, o que será muito importante na vida adulta, onde temos acesso a muitas leituras.


bjs querida!!!

Leila disse...

Porém esses jogos também fazem com que as crianças deixem suas emoções guardadas dentro de si, acho que esse seja o problema, essas emoções não são liberadas...

Jouze disse...

BEM ÁLICE EU CONCORDO COM VC, NÃO SOU MUITO A FAVOR E MESMO QUE MUITOS TEÓRICOS E ENTENDIDOS NO ASSUNTO FALEM QUE EM PARTE ISSO SEJA BOM EU NÃO MUDO MINHA OPINIÃO E MINHA FORMA DE PENSAR.
NÃO ACHO QUE UMA CRIANÇA FICAR NA FRENTE DO COMPUTADOR O TEMPO TODO OU PASSANDO MUITO TEMPO JOGANDO VÍDEO GAME SEJA BOM, SEJA POSITIVO.
O QUE UMA CRIANÇA TEM PARA FICAR UM BOM TEMPO NA FRENTE DE UM COMPUTADOR????
ACHO QUE A PRÁTICA DE BRINCAR NA RUA EM CONTATO COM TERRA, COM PLANTA, COM OUTRAS CRIANÇAS OU ATÉ MESMO A BRINCADEIRA EM CASA COM BRINQUEDOS SIMPLES OU ATÉ MESMO A CONSTRUÇÃO DO PRÓPRIO BRINQUEDO PELAS CRIANÇAS É BEM MAIS SAUDÁVEL!!
ESSE NEGÓCIO DE INTERNET E INTERNET E MAIS INTERNET. DE FICAR SÓ CONVERSANDO EM "TAL DE MSN" E "DE OLHO NO ORKUT" E MAIS E MAIS NÃO É MUITO BOM.
EM PARTICULAR EU NÃO GOSTO MUITO PREFIRO CONVERSAR COM AS PESSOAS OLHOS NO OLHO!!
E DIZER QUE JOGOS DE VÍDEO GAME SÃO BONS PARA O DESENVOLVIMENTO INTELECTUAL, EU NÃO CONCORDO, PELO QUE VIVEMOS E TESTEMUNHAMOS NÓS VEMOS É CRIANÇAS QUE SE INSPIRAM EM CERTOS JOGOS PARA COMETER CRIMES, O QUE É UM ABSURDO!
NÃO DIGO QUE NÃO É PARA USAR ESSE RECURSO, PORÉM COM LIMITES, MUITOS LIMITES. CONTROLAR O QUE SE JOGA E O QUE FAZ NA TELA DO COMPUTADOR, POIS ESTE PODE SER UMA FERRAMENTA TANTO PARA O BEM TANTO PARA O MAL!!!

Salete Cordeiro disse...

Gente, tomem cuidado com as afirmações se vcs não querem defender verdades absolutas. Vcs estão fixadas na questão do tempo e não estão fazendo relação com outros elementos do processo de jogar e da tecnologia aí envolvida.
Outro aspecto é em relação a questão da violência. Penso que esse aspecto está muito mais relacionado com o ambiente onde as crianças vivem, com a vida cotidiana delas, onde pai abusa de filho e filha, bate em mãe, etc....o próprio desamor e desatenção, negligência familiar... é fácil atribuir culpa às máquinas... e a nossa responsabilidade. Vamos continuar o diálogo.
Salete

Anônimo disse...

Pois é Aĺice ao assistir o video eu também fiz esses mesmos questionamentos quanto a importância dos jogos, na educação dos jovens.E não acredito que ficar horas em frente ao computador jogando traga algum beneficio para esses jovens.